Encantos Naturais

O concelho é um local de grande atracção turística devido aos vastos encantos naturais, que satisfazem os gostos dos amantes da montanha, bem como aqueles que preferem a tranquilidade proporcionada pelas suas albufeiras.

São pontos de referência deste concelho os seguintes:

 

Serra do Larouco: É a terceira maior elevação de Portugal Continental, com 1535 metros de altitude. Esta grande massa granítica distinguem-se, na vertente poente, por manchas de xisto metamorfizado que dão origem a encostas abruptas onde o lobo, o corço, a raposa, o javali e aves de rapina como a águia-de-asa-redonda ocupam o território. Esta serra apresenta uma vegetação em altitude é constituída principalmente por matos de urzes e giestas e, algumas pastagens que se localizam junto a cursos de água (Rios Cávado e Salas). Aqui, é possível a prática de parapente.

 

                  

                  

 

Cascata de Pitões: As águas desta cascata são provenientes das águas do ribeiro de Pitões que devido aos desníveis do terreno se desenvolve por vários patamares, sendo que o primeiro tem cerca de 30 metros de altura e deságua num lago delimitado por afloramentos graníticos. Esta cascata é uma das muitas cascatas da região do Barroso e vai animar vários rios que nascem na Serra do Gerês.

 

                                   

 

Castelo de Montalegre:  O catelo localiza-se na vila, freguesia e concelho do mesmo nome e situa-se no topo de um monte granítico, de onde se descortinam as Serras do Gerês (a Oeste) e do Larouco (a Leste) e o curso do Rio Cávado (a Norte). O início da sua construção é atribuída ao rei D. Afonso III, por volta de 1270, mas as obras continuaram nos reinados seguintes e ainda no reinado de D. Afonso IV, por volta de 1330, há referências a obras, nomeadamente à construção da Torre de Menagem.

                       

 

A Ponte de Mizarela: localiza-se sobre o Rio Rabagão, a cerca de um quilómetro da sua foz no Rio Cávado, ligando as freguesias de Ruivães (Vieira do Minho) a Ferral (Montalegre).

A ponte foi construída na Idade Média e reconstruída no início do século XIX. Está implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado, assente sobre os penedos e com alguma altitude em relação ao leito do rio, sendo sustentada por um único arco com cerca de 13 metros de vão.

Segundo a lenda, esta ponte foi construída pelo Diabo.

“Havia um mau homem em terras de Além Douro, a quem a justiça, encarniçadamente perseguia, por vários crimes e que sempre escapava, como conhecedor que era dos esconderijos proporcionados pela natureza. Apertado, porém, muito de perto, embrenhou-se um dia no sertão e, transviado, achou-se de repente à borda de uma ribeira torrencial, em sítio alpestre e medonho, pelo alcantilado dos penedos e pelo fragor das águas que ali se despenhavam em furiosa catadupa. Apelou o malvado para o Anjo-Mau e tanto foi invocá-lo que o Diabo lhe apareceu. “Faz-me transpor o abismo e dou-te a minha alma”, disse-lhe. O Diabo aceitou o pacto e lançou uma ponte sobre a torrente. O réprobo passou e seguiu sem olhar para trás como lhe fora exigido, mas pouco depois sentiu grande estrépito, como de muitas pedras que se derrocavam, e ninguém mais ouviu falar da improvisada ponte. Os anos volveram e, enfim, chegou a hora do passamento. Moribundo e arrependido, confessou ao sacerdote o seu pacto. Este foi ao sítio da ponte e tratou igual pacto com o Diabo. A ponte reapareceu e o sacerdote passou, mas tirando rápido, um ramo de alecrim, molhou-o na caldeirinha que levava oculta, três vezes aspergiu, fazendo o sinal da cruz e pronunciando as palavras sacramentais dos exorcismos. O mesmo foi fazê-lo que sumir-se o Demónio, deixando o ar cheio de um vapor acre e espesso, de pez e resina, de envolta com cheiro sufocante de enxofre, ficando de pé a ponte.”

 

 

 

                   

 

A barragem do Alto Rabagão: também conhecida por Barragem dos Pisões está localizada no concelho de Montalegre distrito de Vila Real e é alimentada pelo rio Rabagão, foi concluída em 1964, têm uma altura de 94m e um comprimento de coroamento de 1.897 metros, tem uma capacidade de descarga máxima de 500 m³/s.

 

 

               Barragem do Alto Rabagão

 

Barragem de Paradela: localiza-se no concelho de Montalegre distrito de Vila Real tem 110m de altura acima do terreno e está localizada na bacia hidrográfica do rio Cávado, foi concluída no ano de 1956, sendo uma barragem do tipo aterro subtipo enroncamento.

 

 

            

 

 

 

Barragem da Venda Nova: situa-se entre o concelho de Montalegre (distrito de Vila Real) e Vieira do Minho (distrito de Braga). Entrou em funcionamento em 1951 e é alimentada pelo curso de água do rio Rabagão. A Venda Nova é uma barragem em arco-gravidade, com 97 metros de altura.